5/26/08

A moda I.

Sempre me interessei por moda. Não exatamente pelo produto final, mas por todo o processo criativo das coleções. É óbvio que não são todas as marcas que possuem profissionais preocupados com o processo, a grande maioria não tem esse trabalho e se preocupa com o varejão popular.

Apesar de não ter focado meus estudos da especialização no mercado de moda, estive dois anos e meio completamente afundada no “metiê”, e aprendi muito com todos os MELHORES profissionais da área no Brasil. A faculdade era de moda e a pós idem, e apesar de sempre focar minhas pesquisas pra propaganda, acabava me envolvendo e relacionando as disciplinas, o que me fez trabalhar bastante com moda.

O processo criativo é incrível. As pesquisas, a conceituação e a tradução de tudo isso em estampas, tecidos e formas é arte pura. Mas a etapa que tive mais contato e experiência foi a de styling, que é o que mais tem a ver com a propaganda mesmo. O styling é a composição da imagem com uma finalidade específica.

Fiz essa introdução enorme pra justificar minhas colocações a seguir. Trabalhei com styling para desfile e editorial, a experiência foi pouca, mas aprendi as coisas mais básicas e indispensáveis para um styling, no mínimo, limpinho.

A idéia principal de um desfile é mostrar ao público convidado o conceito da coleção e as peças que melhor o traduzem. Qualquer coisa que desvie a atenção deste objetivo pode ter efeito imensamente negativo para a impressão do espectador, não esquecendo que ele é divulgador e consumidor em potencial. Assim sendo, QUALQUER detalhe é EXTREMAMENTE importante em um desfile, que é ao vivo, não tem photoshop nem revisor e Murphy sempre resolve aparecer.

É de suma importância que tenhamos todo o cuidado do mundo com:

  1. Peitos balançando – Invisible Bra e tops cor da pele são itens obrigatórios na maleta do produtor. Seios grandes podem ser lindos e por mais firmes que sejam balançam com o andar das moçoilas. Desvia a atenção do espectador e dá impressão de descuido. Podem apostar!
  2. Sapatos maiores ou menores que os pés da modelo – Podem botar toda a magia de um lindo look a perder. Sapatos frouxos ou apertados podem ser responsáveis por um andar diferente, manco, arrastado e nada sensual da melhor modelo do planeta. Não custa dar a elas sapatinho do tamanho certo e fazer um treino rápido na véspera. Ah, ter pares e números extras no camarim para qualquer imprevisto também é bastante prudente.
  3. Cabelo e maquiagem - São elementos fundamentais do styling. A preocupação deve triplicar se o desfile for multimarcas e o casting for único. Cabelo e maquiagem devem conversar com todos os looks que serão desfilados, para isso, bom senso, stylists, bom senso!
  4. Pontualidade – Este é o item mais difícil de todos, mas faz toda a diferença. Ponto pra marca que consegue começar seu desfile na hora marcada. Demonstra respeito e o púbico vai olhar os looks com bons olhos, com toda a certeza.
  5. Elementos sensoriais – Fazer um desfile que estimule os sentidos é uma idéia fantástica, mas é preciso ter muito cuidado com os limites, principalmente com os cheiros. O desfile pode se transformar em um desastre se o aroma for muito forte ou em excesso. Sem espirros, por favor.
  6. Casting – Mais importante que cabelo e maquiagem. O casting deve favorecer as peças que serão apresentadas. Uma modelo pode ficar um arraso com uma peça e simplesmente destruir outra. A prova de peças e definição de looks por modelo é indispensável. Mesmo.
  7. Iluminação – Faz muita diferença, é a ambientação, principalmente em um desfile sem cenografia. Mas muito cuidado pra não ferver a platéia e nem cegar o espectador no lado oposto da passarela. A idéia é iluminar e não tostar nem ofuscar.
  8. Postura – o casting deve ser orientado e treinado quanto a postura que devem adotar na passarela. É muito importante que a modelo se encaixe com perfeição no contexto do desfile. Andar como a Gisele não quer dizer nada, funciona pra ela e não funciona pra grande maioria. Cabe ao stylist orientar seus modelos e fazer da postura critério eliminatório para a seleção de casting.

Acho muito nobre e de muita importância as iniciativas para o desenvolvimento e divulgação da moda paranse. Temos gente muito boa por aqui, assim como também tem muita gente que ainda precisa comer muito feijão com arroz. E as equipes de produção estão no caminho certo, mas que tal aprender com os erros, que por sinal, vêm se repetindo há dois anos.

No comments: